Pesquisar

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Sobre o Desfralde

Vamos compartilhar sobre o desfralde?
Muitas mamães estão, ou chegarão a esta fase, nada melhor que ter auxílio de outras mamães na mesma fase não é?
Vou contar sobre minha experiência com o desfralde, levando em conta que cada criança é única, e com o seu desenvolvimento.


Comecei o desfralde com a Maria Julia, com um ano e meio; Confesso que foi um fracasso! Pois eu não sabia que ela deveria me mostrar sinais que estava preparada, eu simplesmente achei que estava na hora, rendida a pressão de avulsos, tentei e não consegui sucesso; Ela não compreendia muito bem, eu perguntava xixi faz aonde no pinico? Ela respondia que não! E eu retrucava, aonde? Ela respondia só na fralda! Eu tornava a explicar e ela respondia a mesma coisa! Foi milhares de xixi em roupas e pela casa toda. Foi então que o médico me explicou que não fazia mal que eu esperasse mais um tempo, que o melhor era começar quando ela!! Estivesse preparada. Então assim dei um tempo, ela completou 2 anos e eu explicava todos os dias, comentava a levava comigo ao banheiro e a mostrava oque e como fazia!  Até que um belo dia eu a troquei, ela estava de vestido, fui jogar a fralda fora e demorei um pouco para colocar a outra, e então ela foi ao penico, que estava no canto da sala, sentou e fez xixi! Pulamos de alegria, cantamos parabéns, e demos tchau para o xixi, foi uma festa! a partir daí comecei a deixar ela só de calcinha e ela toda vez ia ao penico, poucos são os escapes! A fralda da noite eu tentei junto, mais ela faz xixi dormindo, já foram às vezes de trocar ela dormindo e ela fazer, então estou aguardando, e tentando tirar a da noite que por enquanto sem sucesso! E estou para tentar sair de casa, em tempo curto e saber se ela já consegue sair sem a fralda, que por enquanto tenho usado para ir à igreja e entre outras saídas, pois em casa ela corre ao penico e faz quando quer, se vira rs.
O melhor é estar informada, e preparada para iniciar um desfralde.

Repare se a criança te mostra sinais, como se sentir incomodada ao fazer na fralda, se ela avisa quando faz ou quando está fazendo, se a fralda a incomoda se tem um determinado intervalo ao fazer xixi, e um tempo especifico do qual ela faz sempre. Por exemplo: minha filha faz coco todo dia à tarde. Neste caso fica mais fácil, pois saberá o momento que devera ficar em alerta em perguntar e levá-lo ao banheiro.

 O equipamento

Acho que adaptador de vaso sanitário pode ser mais prático, já que evita as lavagens constantes que o uso do penico exige. Por outro lado, o bom e velho penico dá mais segurança à criança. Ela também pode sentir que o penico é “dela” e ficar mais à vontade com ele. Guarde o adaptador para quando a criança já estiver mais acostumada.  Além do penico, também fazem parte do “equipamento” calcinhas e cuecas. Compre peças bem legais e diga à criança que agora ela já está grandinha e pode usar roupas de baixo como a mamãe e o papai. Se quiser, pode levá-la para comprar junto com você e deixá-la escolher o que mais gostar.

 Defina uma estratégia

Você pode decidir tirar a fralda diurna de uma só vez ou gradualmente. Tirar de uma só vez pode ser mais rápido, mas também mais traumático – para você! Um grande número de “acidentes” pode acontecer, então esteja preparada para isso. Essa maneira também é mais eficaz se você estiver de férias, passando mais tempo com a criança. Em poucos dias, você pode conseguir fazer o desfralde completo. Retirar a fralda gradualmente se encaixa melhor na rotina corrida, quando a criança sai para escola, casa da avó e outras atividades sem você por perto.

Facilite as coisas

Na época do desfralde, é melhor não usar macacões ou cintos. Coloque uma roupa que a própria criança consiga abaixar para usar o penico. Compre cuecas e calcinhas largas. Também é uma boa ideia deixar o penico num lugar fácil, já preparado, e manter a porta do banheiro aberta. O xixi e o cocô podem vir sem muito aviso, e é preciso agilidade.

 Primeiro a fralda diurna

Comece tirando a fralda no período diurno. Tirar a fralda noturna de uma vez pode até dar certo, mas o risco de acidentes à noite é bem maior. Depois que seu filho se acostumar a ficar sem fralda durante o dia, comece a observar se, quando ele acorda, a fralda está molhada. Tire a fralda noturna quando perceber que ele está acordando quase sempre com a fralda seca.

 Incentive e comemore

Pode até não parecer, mas essa é uma grande conquista para seu filho. Portanto, é bem importante incentivar e comemorar cada vez que ele pedir para ir ao penico. Faça festa, comemore e dê os parabéns, para que ele se sinta motivado a continuar. Aqui funcionou sempre canta parabéns e uma grande festa e diversão.

 Use a diversão

Tudo fica mais fácil com crianças se elas estiverem se divertindo. Se for ao penico for uma atividade divertida para elas, o desfralde será mais fácil e rápido. Vale de tudo: dar tchau ao cocô, brincar com bonequinhos fazendo xixi e cantar musiquinhas. Faça do banheiro um lugar divertido também, com livrinhos e alguns brinquedos, para a criança se sentir à vontade.

 Pergunte sempre

No começo, é provável que a criança não tenha muito controle e não saiba quando pedir para ir ao banheiro, às vezes está brincando e ficam distraídos. Uma boa dica é perguntar de hora em hora se ela quer ir. Algumas crianças começam a fazer xixi e só depois dizem que querem usar o peniquinho. Depois de um tempo, você verá que elas mesmas irão pedir quando precisarem.

 Primeiro sentado, depois em pé.

O xixi e o cocô podem vir juntos, e nem sempre a criança sabe dizer o que ela quer fazer. Então o mais prático, no começo, é fazer sempre sentado, mesmo no caso dos meninos. Além disso, é mais fácil, já que não é preciso “acertar a pontaria”. Depois que ele já estiver craque no xixi sentado, proponha que ele faça em pé, igual ao papai. Pode usar um banquinho para isso.

Converse

Crianças gostam e precisam de explicações. Isso pode começar mesmo antes do desfralde, explicando que um dia ela deixará de usar fralda para usar o vaso sanitário como você. Explique o que é a descarga, o papel higiênico e todo o processo.

 Tenha paciência

Tornar essa uma atividade pesada pode atrasar o processo todo por meses. Por isso, não adianta perder a paciência ou ficar com raiva cada vez que o xixi escapar do penico ou que a criança esquece-se de pedir. Acidentes acontecem e o desfralde exige paciência, como qualquer atividade com crianças.


Compartilhei com você hoje sobre o desfralde que ocorreu aqui em casa, e como vocês como está sendo? Está pensando em começar? Compartilha aqui comigo e podemos ajudar com dicas e informações outras mãezinhas pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário